Para MA1. Max Weber: Sobre a burocracia. Aula de Sexta-feira 10/05/2013

É uma das categorias centrais da ciência social moderna. Refere-se a um tipo de administração no qual o poder de tomar decisões está concentrado em um gabinete ou função, mais do que em um indivíduo em particular. No decorrer da história a burocracia surge em formações sociais e econômicas extremamente diferentes, mas ao mesmo tempo exibe vários aspectos em comum, dos quais os mais importantes são os se seguem.
A burocracia separa-se da sociedade, tanto da classe governante quanto das massas. Organiza-se dentro de um sistema institucional particular, no qual se desenvolvem variados processos formais, um ethos e uma ideologia especiais. Tudo isso mostra-se como uma espécie de subcultura. A fonte de seu poder reside no fato de terem surgido funções de orientação e controle que as classes básicas da sociedade não podem preencher. Geralmente, porém, a burocracia acrescenta novas tarefas às funções historicamente necessárias (por exemplo, irrigação nas sociedades antigas), o que garante o aumento de seu poder sobre a sociedade.
É um aspecto característico da burocracia que a administração seja exercida não por leigos, mas por especialistas que encaram esse trabalho como suas carreiras de vida, e não como uma atividade temporária exercida durante certos períodos. No sistema burocrático institucional, passa a existir um conjunto padronizado de exigências, tais como os exames para os funcionários públicos chineses de antigamente, e os de todos os estados modernos. Tais exames, a um só tempo, são uma das bases da estabilidade do poder burocrático e envolvem alguma exclusividade.
A palavra burocracia, tal como definida nas ciências sociais, difere de seu uso cotidiano. Em muitas línguas, esta última utilização funde-se com o chamado burocratismo de funcionários incompetentes, cujo trabalho se caracteriza por um formalismo ineficaz, desanimado, lento e geralmente irracional. Em contraste com isso, a administração burocrática, tal como Max Weber asseverou, mostrou-se mais eficiente, rápida e competente do que outras formas históricas de administração. Isso explica por que nas sociedades modernas a administração burocrática está se expandindo, não apenas em organizações estatais, mas em praticamente todos os campos da vida social. O fenômeno é especialmente visível no campo econômico, onde o gerenciamento de médias e grandes empresas está sendo totalmente burocratizado.

Duas palavras sobre Max Weber. (n. 1864, Erfurt; m. 1929, Munique). Sociólogo e economista alemão. Estudou direito, ciência econômica, história e filosofia. Ao lado de Emile Durkheim y Karl Marx, Max Weber é um dos fundadores do pensamento clássico em sociologia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: