Proposta de disciplina Optativa 1/2010

Proposta de ementa para disciplina Optativa para o curso de Ciências Sociais.

Título: Poder, sociedade e classes sociais hoje.

(para o primeiro semestre de 2010)

Curso: Ciências Sociais.

 Prof. Dr. Félix Ruiz SánchezDepartamento de Sociologia

 Ementa

O estudo visa discutir o atual estágio de debate sobre a sociedade contemporânea da perspectiva dos conceitos de poder, sociedade e classes sociais. Para isso, propõe:

1. A revisão desses conceitos fundamentais. Serão discutidos caminhos e autores que permitam discutir poder e classes sociais no mundo de hoje. (6 semanas)

Biliografía básica

Abertura: “Queimada” de Gillo Pontecorvo e “A Batalha de Argel” de Gillo Pontecorvo.

Leituras:

  1. Estudos Post Coloniais (ver trafic sueños e Arjun Appadurai)
  2. Nestor García Canclini – Culturas Híbridas

                                        Cultura e cidadania

  1. Boaventura de Souza Santos – A queda do ângelus Novus

                                                 Gramática do tempo

                                               Poder e Direito dos Subalternos

Prova Parcial (1  semana)

2. Será feito o exame da literatura contemporânea sobre os temas apontados acima onde se destacam as contribuições de autores como Giorgio Agamben, Toni Negri, Daniel Bensaid, Samir Amin e Enrique Dussel. (8 semanas)

  1. Samir Amin. Desconexão

                        Eurocentrismo

  1. Enrique Dussel – 1492
  2. Agamben – Soberania e Estado de Exceção
  3. Toni Negri – Império

                        Multitude

  1. Paul Virno
  2. Daniel Bensaid. “Marx, o intempestivo”

                            Classes, Multitudes e Plebes

                             Os irredutíveis

                             La política: arte profana

3. Serão avaliados o alcance e os limites das políticas públicas que tem sido procuradas para o tratamento dessas novas situações bem como a dos movimentos sociais e formas de luta que hoje tem ganhado destaque na agenda de governos e setores da sociedade. (2 semanas).

  • Bolívia y Equador
  • Venezuela
  • FSM
  • Paraguay e Uruguay

 

Na 17ª semana haverá uma prova escrita para avaliação do desempenho do aluno.

As aulas serão expositivas e dialogadas com a programação, a critério dos participantes, de painéis de debate sobre problemas afins. Tais atividades complementares serão organizadas pela sala entre as 14ª e 16ª semanas.

O envolvimento dos alunos na organização dessas atividades complementares será um dos critérios para a avaliação de desempenho do aluno.

O professor Sánchez presta assessoria ao governo do Paraguay nas áreas de soberania energética e democracia participativa. É coordenador do GT sobre “segregação social nas grandes cidades” do Observatório Internacional de Democracia Participativa com sede em Barcelona, além de participar com acadêmicos de Estados Unidos, Noruega, Brasil e Paraguay de estudos sobre a “Marea Rosada” de centro esquerda nos governos da Região.

 CONTEÚDO A SER DISCUTIDO  NO PRIMEIRO DIA DE AULA

(11/02 EM SALA DE AULA)

25/02 ACOMPANHAR O CRONOGRAMA DE AULAS NO BLOG https://frrspybrar.wordpress.com

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: